O curso de Biologia - CES/JF



O curso de Biologia do CES/JF foi criado em 2002 com o objetivo de atender a uma importante demanda por profissionais docentes de Ciências e Biologia para o setor da Educação de Juiz de Fora e Região, seja no âmbito do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Aliado a essa demanda destaca-se também o fato de Juiz de Fora e entorno estarem cercados por diversas reservas ambientais que requerem estudos e pesquisas que permitam buscar a interação do desenvolvimento econômico conciliado com os princípios da sustentabilidade ambiental. Além disso, é sede de um amplo parque industrial (automotivo, siderúrgico, farmacêutico, têxtil, alimentício e outros), centros de pesquisa (Embrapa e Epamig), órgãos ambientais (IBAMA e IEF) e de extensão (Emater).
Dessa forma o curso de Biologia do CES/JF foi estruturado a partir de um conjunto de disciplinas pedagógicas,para atender a demanda por docentes em ciências e biologia, e outras disciplinas específicas da área de atuação do biólogo que passam pelos conhecimentos em meio ambiente, saúde e biotecnologia . As diversas disciplinas (pedagógicas e específicas) são trabalhadas a partir de aulas teóricas e práticas em laboratórios e campo. Atividades extra-classes também são desenvolvidas regularmente como visitas técnicas e viagens para Zoológicos, Jardins Botânicos e outros ambientes que permitam que o aluno possa presenciar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.
O egresso do curso de Biologia do CES/JF é um profissional capaz de apresentar uma formação sólida, com adequada fundamentação teórica e prática,  exercer um papel de destaque na formação de cidadãos, atender as demandas do mercado de trabalho além de exercer a profissão de docente e de biólogo sob os preceitos da ética profissional, capaz de valorizar e respeitar a diversidade social, cultural e as relações humanas.
  

DADOS DO CURSO

Curso de Graduação em Ciências Biológicas
Habilitação: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Coordenação: Prof. Fabricio Alves de Oliveira M.Sc, Biólogo - CRBio - 80377/04-MG

Atos oficiais de Autorização e Reconhecimento:

  • Autorização - Portaria MEC 2871 de 14/12/2001 / Data da publicação: 18/12/2001. Status: Em atividade

  • Reconhecimento - Portaria SESu 423 de 26/07/2006 / Data da publicação: 27/07/2006. Status: Em atividade


Período de Integralização da Matriz Curricular:3 anos e 6 meses
Carga Horária (Matriz 2012): 3312 horas
Número de vagas: Semestrais: 50 vagas; Ano: 100 vagas

Local de funcionamento:
Unidade Acadêmica – Campus Arnaldo Janssen
Rua Luz Interior, 345 – Bairro Estrela Sul
Juiz de Fora – MG
CEP 36.033-240

Contatos:
Telefone: (32) 2102-7000; (32) 2102-7002
e.mail: coordbio@cesjf.br 
home page: www.cesjf.br