sexta-feira, 18 de maio de 2012

II Semana da Pós-Graduação em Comportamento Animal: Olhares sobre a Biodiversidade.


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Comportamento e Biologia Animal, da Universidade Federal de Juiz de Fora realizará, nos dias 21 a 25 de Maio de 2012, a II Semana da Pós-Graduação em Comportamento Animal: Olhares sobre a Biodiversidade.

O objetivo deste evento é recepcionar os novos alunos que ingressaram na Pós-Graduação no ano de 2012, com uma aula inaugural e palestras de pesquisadores convidados e ex-alunos do Programa.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comportamento e Biologia Animal, ICB, UFJF. 

Programação:

21/05/2012
Manhã

8:00
Abertura
Prof. Dr Roberto da Gama Alves
Professor associado do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas –Comportamento e Biologia Animal.

9:00
Palestra: Diversidade de Protistas Ciliados: misteriosas moléculas vivas a serem descobertas por nossos descendentes.
Prof. Dr. Roberto Júnio Pedroso Dias
Pós-doutorando CAPES/PNPD, Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutorado em Zoologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: (1) Morfologia, taxonomia e filogenia molecular de protistas ciliados de vida livre; (2) Protistas ciliados como indicadores da qualidade da água em ecossistemas dulcícolas; (3) Aspectos ecológicos das relações epibióticas entre ciliados peritríqueos e invertebrados aquáticos; (4) Evolução de protistas ciliados peritríqueos.

10:00
Palestra: A importância das Coleções Biológicas para o conhecimento e conservação da Biodiversidade.
Profa Dra Sthefane D`ávila,
Professora adjunta do Departamento de Zoologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira e Pesquisadora Visitante do Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica do Centro de Pesquisas Renné Rachou/FiOCruz. Possui Mestrado em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutorado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Tarde
14:00
Palestra: "Biodiversidade Oculta de Poliquetas"
Prof. Dr Paulo César de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsita de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2. Mestrado e Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Smithsonian Tropical Research Institute do Panamá. Tem experiência na área de Zoologia, Ecologia Marinha e Oceanografia, principalmente nos temas: sistemática de anelídeos poliquetas, ecologia bentônica e ecologia de anelídeos poliquetas.

15:00
PalestraUtilização das ferramentas disponíveis no Portal Periódicos Capes
Aline Fazza
Mestranda do Curso de Pós-graduação em Comportamento e Biologia Animal, da Universidade Federal de Juiz de Fora

22/05/2012

Manhã
9:00
Palestra: “Monitoramento e resgate em hidrelétricas, estudo de caso da Usina Hidrelétrica do Lajeado, Tocantins Brasil”
Pedro Heber Estevam Ribeiro
Bacharel e licenciado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Zoologia (Entomologia) pela mesma Universidade. Coordenador do Curso de Biologia e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Luterano de Palmas. Sócio gerente da empresa Ecopalmas Consultoria e Assessoria em Meio Ambiente. Professor do Curso de Formação de Professores indígenas do Estado do Tocantins.

Tarde
14:00

Palestra: "O prelúdio da Síntese Evolutiva"
Prof. Dr Carlos Eduardo Guerra Schrago
Professor adjunto do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2. Possui doutorado e Pós-doutorado em Ciências Biológicas – Genética pela UFRJ e tem experiência na área de genética Evolutiva e Bioinformática.


15:00
Palestra: “Distribuição e Ecologia comportamental de Grandes cetáceos no Brasil”
Prof. Dr Artur Andriolo
Professor adjunto do Depatamento de Zoologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e doutorado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo parte desenvolvida no National Marine Mammal Laboratory, Seattle, EUA. Especialista em comportamento animal é orientador no Programa de Pós-graduação em Comportamento e Biologia Animal e Programa de Pós-graduação em Ecologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora. É professor Waldorf formado pelo Centro de Formação em Pedagogia Waldorf, em Nova Friburgo, RJ.


23/05/2012

Manhã
Relatos de Experiência de nossos ex-alunos
9:00
Palestra: As aventuras de um vespólogo”
MsC André Rodrigues de Souza
Doutorado em Entomologia pela UFV. Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Comportamento e Biologia Animal pela UFJF. Tem experiência na área de zoologia/entomologia, realizando estudos sobre comportamento e variação fenotípica em vespas sociais.

10:00
Palestra: "Estudo dos macroinvertebrados bentônicos para conservação dos ambientes aquáticos continentais"
MsC Beatriz F. Jabour
MsC em Comportamento e Biologia Animal
Doutoranda em Ecologia - Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG

 Tarde
14:00
Palestra: A Etologia para além do Método Científico: Contribuições da ética ecológica e animal para a constituição de uma perspectiva etológica híbrida e multidimensional.
Carolina d`Almeida
.
Graduada em Filosofia pela UFRJ e Mestre em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional - UFRJ. Desenvolve uma etnografia das relações interespecíficas entre etólogos envolvidos com éticas ecológicas (ecocentrismo, biocentrismo, zoocentrismo, direitos animais, dentre outras) e seus "objetos de estudo"  (que nesse caso, são animais dotados de valor intrínseco e não instrumental), visando a compreender como tais etólogos penetram, compreendem, traduzem e concebem os diferentes mundos animais, dentro e fora do ambiente científico e como eles podem reconfigurar a Etologia como uma ciência híbrida, através de suas relações intersubjetivas particulares

24/05/2012
manhã e tarde (9-12h e 14-17h)
Minicursos:

Protozoologia (local: Laboratório de Protozoologia, Programa de Pòs-graduação em Comportamento e Biologia Animal, ICB, UFJF)
Malacologia (local: Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, ICB, UFJF)

25/05/2012
manhã e tarde (9-12h e 14-17h)
Minicursos:

Protozoologia
Malacologia

Ementa dos minicursos:

Diversidade em Protozoologia 
Ementa: O minicurso será ministrado em quatro módulos teórico-práticos contendo os temas: morfologia, taxonomia, ecologia e técnicas moleculares envolvendo protistas de vida livre e parasitos. O primeiro módulo aborda a diversidade de protistas ciliados de vida livre e sua utilização no biomonitoramento de ambientes lóticos. O segundo módulo aborda a diversidade e morfofisiologia de protistas endossimbiontes de ruminantes e sua utilização na produção de biocombustíveis. O terceiro módulo traz a diversidade em hemoparasitos, tópicos de ecologia parasitária e os métodos de estudos em parasitologia básica. O quarto módulo constitui fundamentos de biologia molecular e sua utilização nos estudos com protozoologia. A parte prática será realizada no Laboratório de Protozoologia e abordará os métodos de estudo dos protistas discutidos nos três primeiros módulos.

Malacologia: Princípios básicos para experimentação com moluscos terrestres e límnicos
O minicurso será ministrado em dois módulos teórico-práticos contendo os temas:- Morfologia básica de gastrópodes terrestres e limnicos; - Biologia de moluscos terrestres; -Controle de Moluscos praga; - Padronização de metodologias; - Dissecção, desenho e medidas; - Preparo de amostras para análises;- Análise de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário