terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vaga para estágio - Pesquisa em maíferos aquáticos amazônicos


O Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos – GPMAA do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM (www.mamiraua.org.br) está disponibilizando uma vaga para estagiário(a) junto ao Grupo de Pesquisa - GP, sediado na área de Tefé, AM. O candidato deve estar cursando ciências veterinárias ou área afim, possuindo experiência com manejo de animais silvestres e vínculo com instituição de ensino mantido durante o período de estágio. Dar-se-á preferência aos candidatos que tenham experiência com peixe-boi e já tenham atuado em comunidades tradicionais.

A principal atribuição do estagiário será a o auxílio nas atividades de reabilitação de filhotes de peixe-boi amazônico que se encontram sob os cuidados do GPMAA no Centro de Reabilitação de Peixes-Boi de Base Comunitária. Outras atividades incluem recuperação e necropsia de carcaças de mamíferos aquáticos e participação em projeto de zoonoses.

Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato passará a maior parte do estágio vivendo em uma casa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã – RDSA (cerca de 100 km de distância de Tefé, por água), sob condições rústicas, com mínimo de 15 dias entre visitas à cidade.  Será oferecido um período de treinamento e familiarização à área, mas o candidato deverá ser capaz de assumir grande parte do trabalho, contando com o auxílio de membros do GP e de um assistente de campo local. Contatos com a cidade (escritório do Mamirauá) são feitos diariamente através de rádio.

O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região, e deverá apresentar um atestado médico de boas condições de saúde ao chegar a Tefé. Neste momento deverá assinar o Termo de Compromisso, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo. Os dados e imagens coletados durante o período de estágio serão disponibilizados ao Instituto Mamirauá.

A equipe do GPMAA-IDSM baseada na cidade de Tefé e reservas é constituída por uma pesquisadora do IDSM, líder do GP; 3 assistentes de campo; 2 estagiários; 1 bolsista PIBIC Sr e 1 bolsista PIBIC-Jr. O estágio terá a duração de 06 a 07 (seis a sete) meses, ao final do qual o estagiário deverá apresentar, em meios eletrônico e impresso, um relatório de atividades, em formato científico, contendo os dados gerados e análises realizadas. O projeto oferece uma bolsa-auxílio mensal no valor de 1 salário mínimo nacional, alojamento e alimentação básica no campo, e deslocamento de Tefé até a Reserva Amanã. O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio estagiário. O deslocamento do
estagiário de sua cidade de origem até Tefé fica a cargo do mesmo.


Para inscrição, favor enviar:

1.       Carta de intenção (não de encaminhamento)
a.     explicando por que deseja se candidatar à vaga e salientando adequação aos requisitos do edital;

b.     incluindo meios de contato com o candidato (endereço, telefone, email, skype)

2.       Link para Currículo Lattes (www.cnpq.br);


Submissões incompletas não serão consideradas.


Os documentos deverão ser enviados via e-mail para marmontel@mamiraua.org.br a partir de 01 julho 2010.

No cabeçalho da mensagem, favor digitar Candidatura estágio GPMAAVet.

A vigência do edital é até o preenchimento da vaga.

O início das atividades imediato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário