segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Curso de Ciências Biológicas promove aula inaugural sobre nanotecnologia

O curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) realiza, no dia 30 de agosto, uma aula inaugural sobre nanotecnologia ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Humberto de Melo Brandão. O evento acontece na sala 400 do Bloco 2, no Campus Arnaldo Janssen, às 19h. 

A nanotecnologia é uma das áreas do conhecimento humano que mais se desenvolve atualmente, beneficiando diversas áreas como a Ciências de Materiais, Química, Física e, principalmente, a Biologia. Seu desenvolvimento apresenta grandes inovações e potencialidades, destacando-se a aplicação de nanoestruturas na terapia gênica, transfecção de genes, suporte para crescimento tecidual, na detecção, remediação e monitoramento da poluição em água e solos.

Na palestra do dia 30 de agosto, será conceituado o termo nanotecnologia e suas interfaces com as áreas biológicas. Além disso, serão apresentados aos alunos os diversos nanomateriais existentes: nanotubos de carbono, nanofibras de celulose, nanopartículas metálicas, dentre outros; bem como seus métodos de produção e manipulação. Exemplos práticos de como aplicar a nanotecnologia para o benefício humano e ambiental, também, serão utilizados.


http://web2.cesjf.br/node/19373

Nenhum comentário:

Postar um comentário